Logon

Seminário Internacional "Desafios e Oportunidades para a Integração Financeira e Monetária na Região" (Seminário, 08 de novembro de 2017)

Banco Central do Brasil, Brasília, Brasil.

Em linha com a orientação do Mercosul Financeiro (Ata N° 01/15, Ponto 12 "Instruções e Recomendações", XXXVIII SGT N° 4) – de se promover seminários internos que contribuam para um efetivo avanço dos trabalhos de integração – foi realizado o Seminário Internacional "Desafios e Oportunidades para a Integração Financeira e Monetária na Região".

O Seminário Internacional teve como objetivo apresentar e comparar os resultados e recomendações dos três estudos sobre a Integração Financeira e Monetária na América Latina conduzidos pelo FMI, pelo BID/BRAiN e pelo Projeto da Embaixada Britânica.

O Seminário Internacional contou com palestrantes da University of Oxford, FMI, University of Liverpool, BID/BRAiN (Brasil Investimentos & Negócios), University of Leeds, PUC/Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), que apresentaram e compararam os citados estudos.

O material referente aos três estudos e às apresentações do Seminário são publicados nesta página WEB do Mercosul Financeiro, explicitando-se que as apresentações e conclusões não representam o posicionamento do Mercosul Financeiro nem das instituições que dele participam, e que a publicação tem o único objetivo de fomentar o debate sobre o aprofundamento da integração financeira regional.

As fotos da sessão de abertura do seminário podem ser acessadas por aqui.

 

Seminário Internacional do SGT-4 "Uso regional de moedas do Mercosul, impactos nos mercados financeiros, consequências e riscos" (Seminário, 20 de maio de 2015)

Banco Central do Brasil, São Paulo, Brasil.

O SGT-4, com o objetivo de identificar desafios, avançar na aderência às melhores práticas, pensar novas demandas e ajudar a que o processo de integração se aprofunde efetivamente, realizou o Seminário internacional "Uso regional de moedas do Mercosul, impactos nos mercados financeiros, consequências e riscos". Este Seminário contou com o apoio do Financial Services Trade and Investment Board (FSTIB), da Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil.

O Seminário reuniu reguladores e regulados da região, além de acadêmicos de diversas universidades. Sua realização, no âmbito do Mercosul Financeiro (SGT-4), foi  um desdobramento do trabalho executado pela Coordenação Nacional (Estudo sobre "uso de moedas do Mercosul no exterior"), pela Comissão de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (monitoramento da movimentação de dinheiro em espécie entre os países membros; estabelecimento da melhor regulação e dos melhores procedimentos de supervisão dos movimentos de exportação/importação de dinheiro em espécie pelas entidades financeiras), e contou com a participação de todas as Comissões e Subcomissão do Mercosul Financeiro.

Os documentos que subsidiaram as discussões estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central do Brasil.

 

"Serviços Financeiros na OMC - Classificação, Fluxos de Capitais, Investimentos, Regulação, Liberalização e Acordos Regionais" (Workshop, de 1 a 5 de Setembro de 2014):

Banco Central do Brasil, Brasília, Brasil.

Cumprindo o estabelecido nas Atas MERCOSUR/SGT N°4/ACTA N°01/13 (ponto 6) e MERCOSUR/SGT N°4/ACTA N°02/13 (ponto 6), e com o objetivo de facilitar o debate entre os reguladores financeiros do Mercosul em temas essenciais para o monitoramento das discussões de serviços financeiros na OMC (incluindo as consequências das propostas em discussão nos reguladores financeiros) e seus impactos para as negociações internacionais de serviços financeiros, abarcando ainda os conhecimentos necessários para montar mapas e listas de ofertas e de assimetrias, o Banco Central do Brasil organizou o Workshop "Serviços Financeiros na OMC – Classificação, Fluxos de Capitais, Investimentos, Regulação, Liberalização e Acordos Regionais".

Os documentos que subsidiaram as discussões estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central do Brasil.

 
    1. Conselheiro da OMC, especialista em serviços financeiros, Juan Alberto Marchetti (slides em Espanhol):
 

 

 

"Desafios para Aprofundamento da Integração Financeira no Mercosul – Lições da Experiência Europeia" (Seminário, 24 de outubro de 2012 e 19 de abril de 2013)

Banco Central do Brasil, Brasília, Brasil.

​Com intuito de pensar as possibilidades de se fazer avançar a integração financeira e monetária no Mercosul assegurando a estabilidade monetária e financeira regional, o Banco Central do Brasil – no contexto dos trabalhos do SGT-4 e com apoio do Prosperity Fund da Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil – promoveu dois seminários para discutir os "Desafios para Aprofundamento da Integração Financeira do Mercosul – Lições da experiência europeia".

Os documentos que subsidiaram as discussões nos Seminários estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central do Brasil.

1º Seminário, 24 de Outubro de 2012:

 

2º Seminário, 19 de Abril de 2013:

 

"Comércio de Serviços Financeiros na OMC" (Seminário, de 7 a 8 de março de 2006)

Banco Central de la República Argentina, Buenos Aires, Argentina

Como parte das atividades programadas para 2006 pelo SGT-4, o Banco Central de la República Argentina (BCRA), organizou o Seminário Comércio de Serviços Financieros conduzido pelo especialista em serviços financeiros da OMC, Juan Alberto Marchetti. O objetivo foi fornecer aos reguladores que participam das reuniões do subgrupo, ferramentas técnicas para facilitar o uso da linguagem e metodologia da OMC nas negociações para serviços no Mercosul e com países terceiros.

Os documentos que subsidiaram as discussões estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central de la República Argentina.

 

"Integração Financeira na União Europeia – Lições para a Integração Financeira no Mercosul" (Seminário, de 31 de março e 1º de abril de 2005):

Banco Central do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.

Idealizado com o objetivo de conhecer e discutir a experiência da União Europeia em seu processo de integração financeira, o seminário teve a participação de representantes do SGT-4 dos países-membro do Mercosul e de representantes de instituições públicas e privadas envolvidas e interessadas na integração de serviços financeiros no Mercosul.
Os documentos que subsidiaram as discussões estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central do Brasil.

 

"Serviços Financeiros para Negociadores do Mercosul" (Seminário, de 17 e 18 de abril de 2002):

Banco Central de la República Argentina, Buenos Aires, Argentina.

Em cumprimento a instrução da XLIII Reunião Ordinária do SGT-4  o Banco Central de la República Argentina (BCRA) organizou o seminário "Servicios Financieros para negociadores do Mercosul" conduzido pelo especialista em serviços financeiros da OMC, Juan Alberto Marchetti. O seminário foi concebido com o objetivo de conhecer e desenvolver questões relacionadas a metodologia utilizada na prestação de compromissos específicos sobre serviços financeiros. 

Os documentos que subsidiaram as discussões estão disponibilizados a seguir e não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central de la República Argentina.